sábado, 27 de setembro de 2008

Mensagem Dia do Idoso


O envelhecimento faz parte de nossa vida! É um processo natural que se inicia no momento em que nascemos. Não é questão a ser aceita ou tese da qual se possa discordar. A gente envelhece e ponto. Não há, porém, limites estabelecidos para o término de nossa caminhada neste mundo. Temos é que manter sempre acesa a chama do entusiasmo, pois a vida tem encantos para aqueles que gostam dela.

Em nossa sociedade, porém, envelhecer é passar da atividade para a passividade. Isso significa deixar de fazer para que façam pela gente, deixar de ser cidadã/ão, deixar de ser família, etc. Assim limitadas e isoladas, as pessoas perdem a razão de viver. É como se as pessoas idosas não tivessem valor, habilidades, direito à opinião própria, etc. Algumas expressões que se ouvem em nossa sociedade, e até em nossas famílias, em relação às pessoas idosas mostram essa mentalidade: "lugar de velho é em casa", "está ficando igual a criança, quer participar de tudo", "velho não tem mais nada para aprender".

Na Bíblia, também podemos perceber que a atitude frente às pessoas idosas nem sempre foi tão pacífica ou tão tranqüila como, às vezes, ouvimos e afirmamos. Podemos perceber na leitura da Bíblia que as pessoas idosas não têm uma vida sem problemas, sem dificuldades. Mas a exortação quanto ao respeito, à valorização da sabedoria dos mais velhos sempre aparece. O Salmista, por exemplo, compara as pessoas que andam com Deus como árvores viçosas cheias de vigor e de frutos mesmo na velhice (Sl 92.13-15). A Bíblia nos mostra um horizonte diferente daquele que percebemos na nossa sociedade.
"Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda quando tiverdes cabelos brancos, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei."
(Is 46.4)

A família, a comunidade e a sociedade precisam dignificar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua liberdade, autonomia, bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. No contexto social temos várias formas agradáveis de viver esta fase da vida, participando de grupo de idosos, de dança, artesanato, realizando viagens, fazendo caminhadas, mantendo-se atualizado, freqüentando cursos e, desta forma, preenchendo significativamente o nosso envelhecer.

E você, que se considera nessa fase da vida, não pense no número de anos que já viveu. Pense, isto sim, em como desfrutar com muita coragem, perseverança e os anos que tem pela frente, dedicando-se a algo que lhe interesse e orgulhando-se de sua idade, por mais avançada que seja. Tudo isso manterá seu espírito alegre e juvenil. Enfrente, pois, o entardecer da vida com responsabilidade, alegria e muito amor. Esse entardecer não acaba em uma noite fechada, mas em um amanhecer cheio de esperança.

Vamos olhar para a pessoa idosa como ser humano integral, valioso e amado por Deus e por nós. Não podemos considerar apenas sua força física, mental e sua saúde. É preciso respeitar a personalidade formada, a riqueza da experiência acumulada. As pessoas idosas podem trazer de volta muitos valores perdidos pela sociedade de consumo e pela violência.

Que Deus nos lembre do valor e da transitoriedade de nossa vida. Que nunca haja um tarde demais para amar, perdoar e servir. Amém.


Fonte: http://img208.imageshack.us/img208/4172/idosos1cpials8.jpg

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

segunda-feira, 15 de setembro de 2008


ATENÇÃO !!! ATENÇÃO !!! ATENÇÃO !!! ATENÇÃO !!! ATENÇÃO !!! ATENÇÃO !!! ATENÇÃO !!! ATENÇÃO !!! ATENÇÃO !!! ATENÇÃO !!! ATENÇÃO !!! ATENÇÃO !!!

NOITE DE INFORMAÇÃO.
Data: 17 de Setembro (quarta-feira)
LOCAL: PARÓQUIA SÃO JOSÉ.
HORÁRIO: 20 HORAS.


Também neste noite teremos a ilustre visita do
nosso BISPO D.SÉRGIO
para tratar de assuntos
sobre o Encontro Matrimonial.


PARTICIPEM !!! PARTICIPEM !!! PARTICIPEM !!! PARTICIPEM !!! PARTICIPEM !!! PARTICIPEM !!! PARTICIPEM !!! PARTICIPEM !!! PARTICIPEM !!! PARTICIPEM !!! PARTICIPEM !!! PARTICIPEM !!!

domingo, 14 de setembro de 2008

Pedido de Orações.

Queridos amigos e amigas....
Venho através desse pedir-lhes orações para AMANDA EMANOELLA RIBAS DA SILVA, ela é filha de meu irmão e têm apenas 02 anos e irá passar pela 5ª cirurgia, ela nasceu com megacólon congênito. Dia 15/09 Segunda feira ás 09h. ela passará pela cirurgia que não têm previsão de tempo de duração, pois é nessa cirurgia que tentarão descobrir até onde o intestino está comprometido.
Rogamos a Deus e a Nossa Senhora das Graças que toda a Equipe médica seja iluminada para que tdo corra da melhor maneira possível.... Peço-lhes que rezem um Pai Nosso e uma Ave Maria, e assim faremos uma corrente de oração.
Que Deus lhe abençõe.
Cris e Everaldo.

sábado, 13 de setembro de 2008

Encontro Matrimonial

Queridos Amigos:
Casais, Sacerdotes e Religiosos (as).
Segue a mensagem recebida por e-mail de nossa Equipe Eclesial Diocesana.
E lembrem-se....
"O Sucesso do Encontro Matrimonial Ponta Grossa depende de todos nós".
PARTICIPEM !!!

Carissimos Encontristas

Paz e Bem!

Vivemos nossa primeira reunião da coordenação no último dia 11/09. Queremos compartilhar nosso sentimento de alegria pela acolhida e apoio que todos estão colocando no serviço do EMM.

É importante ressaltar alguns pontos importantes que foram definidos e que pedimos carinhosamente que se agendem para participarem:

1) Dia 17/09 às 20h Noite de Informação da Paróquia São Jose. Também neste dia temos uma visita agendada com nosso Bispo D.Sérgio para tratar de assuntos do nosso movimento(EMM).
2) Dias 26,27 e 28/Set - FDS original. Aqui reforçamos nosso pedido para recrutarem casais, sacerdotes, religiosas para o FDS. Lembramos: Todos merecem viver a experiência do FDS. Convidem, insistam para que tenhamos o maior números de participantes neste FDS.
3) Dia 10/10 - Nosso Jantar Dançante do 10e10. Local: Salão VIP da Churrascaria Papai Cogo - Valor do Convite: R$ 45,00(casal).
4) Dia 12/10(Domingo) Inicio às 08:30h - Dia de Formação e também vamos repassar todas as informações que tivemos na reunião regional de Florianópolis. Local a ser definido e informado.

Contamos com o apoio, presença e a animação de todos para estes eventos.

Abraços,

Frei Benedito,Nilson e Eliane Muller

terça-feira, 9 de setembro de 2008

NOTÍCIA IMPORTANTE !!!


Querida Família Dialogadora e Eucarística do Brasil!
"O ROSTO DE UM DEUS FIEL SE REFLETE NA HUMANDADE ATRAVÉS DO MATRIMÔNIO"
Escolhemos iniciar nossa mensagem com esta frase proferida, dentre inúmeras outras, por Dom Antonio Augusto, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, em sua primeira palestra: "Sacramento do Matrimônio e seus aspectos bíblicos - Matrimônio com o rosto de Deus - Matrimônio com o rosto de Cristo".
Para reavivar a memória anexamos uma foto de D. Antonio Augusto, quando presidia a Celebração Eucarística de Abertura da nossa IV Convenção Nacional, também no Rio de Janeiro em maio de 2006.
Ao sairmos deste Congresso nossos sentimentos foram intensos e mistos, entre felicidade, orgulho de SER IGEJA e entusiasmo para continuarmos firmes no desafio de integração. Integração com a Pastoral Familiar e outros movimentos familiares que caminham na Defesa da Família e da Vida.
Esta necessidade de integração que visa fortalecer e dar um rosto à Pastoral Familiar como articulação e ação efetiva nas paróquias foi citada diversas vezes durante o Congresso. E a cada momento que escutávamos, nosso coração afirmava orgulhosamente: "nossas EED's estão no caminho certo".
No sábado após os trabalhos do Congresso, Irmã Anita Maria, (Missionárias Servas do Espirito Santo) que fez o FDS em Ponta Grossa, casais do Rio, Niterói, Joinville, Teresina (Oliveira e Miriam), Parnaíba (Guido e Terezinha), Ponta Grossa (Arivaldo e Gisele), Vitória (Luciano e Marinelia, amigos de Dom Mario), Pe. Dúlcio (Joinville) e Pe. Gonçalo (Teresina) foram acolhidos por Pe. Jacob, Jorge e Denise, na casa de Ramon e Lucia, que carinhosamente prepararam a famosa PAELLA, prato de arroz com carne, peixes, mariscos, legumes e açafrão, especialidade deste casal maravilhoso que todo Brasil já conhece e dispensa comentários.
Irmã Anita desconfia que a receita também leva papelão e sandália, pois desapareceu um pé de sua havaiana durante o jantar.
Foram momentos de integração e partilha abençoados por Deus, que fortalece a afirmação de que muitos casais, sacerdotes e religiosas que passaram por um FDS são força viva nas ações de Pastoral Familiar em suas dioceses.
Outros casais como: Silvio e Esther (São Paulo), Luiz e Zélia, Nestor e Vilma (Florianópolis), Bosco e Eunides, Rodolfo e Eli (Curitiba), Zeca e Ana (Jundiaí), Tico e Vera (Salvador), e aqueles que nos fogem à memória, não puderam comparecer devido à distância, horário ou outro compromisso já assumido com seus anfitriões.
No domingo, fomos comemorar com a Diocese de Niterói os 50 anos de sacerdócio do nosso querido Pe. Xiko, o qual abraçamos em nome do EMM.
Prometemos que vamos preparar o material deste Congresso para repassarmos à todas as nossas dioceses. Queremos que experimentem esta felicidade e orgulho de SER IGREJA e unam-se à suas paróquias para que a PASTORAL FAMILIAR seja realmente INTENSA, VIGOROSA E REVOLUIONÁRIA, como nos pedem Dom Orlando Brandes, Dom Antonio Augusto e Dom João Carlos Petrini.
"Seguir o exemplo de Maria, e carregar nos próprios ombros a Igreja e a Humanidade é dever de todo matrimônio cristão" (Dom Antonio Augusto)
Amamos vocês!
Frei Gilberto, Judete e Cláudio.

domingo, 7 de setembro de 2008

SETEMBRO Mês da BÍBLIA

Nela, vamos encontrar os desejos e as intenções de Deus para conosco
"Não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4,4).

A "Bíblia é o Livro dos livros. É a obra mais conhecida em todo o planeta. Também conta com o maior número de traduções dentre todas as obras existentes e está presente no maior número de nações. No entanto, nem sempre nos relacionamos com ela do jeito mais ideal. Estamos no início do mês de setembro, o conhecido e celebrado Mês da Bíblia. É mais uma oportunidade para examinarmos nossa vida e vermos qual é o valor que estamos dando a este livro tão especial e tão importante para todos os que seguem a Jesus, como Caminho, Verdade e Vida.

Bíblia: Testamento de amor!
Este livro é um verdadeiro testamento. E o que é um testamento? É uma carta na qual se colocam as coisas mais íntimas, mais sinceras e mais profundas. É onde se fala com o coração e são relatados os "últimos" desejos de alguém. É onde o pai "divide" os bens entre os filhos e amigos. É o meio pelo qual nós fazemos pedidos e recomendações.

A Bíblia é o Testamento de Amor, a Carta de Amor que Deus Pai deixou para toda a humanidade. É nela que nós vamos encontrar os desejos e as intenções de Deus para conosco. É nela que podemos encontrar as recomendações e os tesouros que Deus tem para nos oferecer. Se nós não abrirmos a ela e não lermos esta "Carta de Amor", não ficaremos sabendo da amizade íntima que Deus quer ter conosco "desde o nascer ao pôr-do-sol".

Pedindo sempre a luz do Espírito Santo e vencendo toda e qualquer preguiça, busquemos ler com fé o Livro Sagrado. E a cada letra, a cada palavra, vamos perceber e ouvir a Voz de Deus que fala ao nosso coração. Nenhuma pessoa consegue sobreviver sem "arroz e feijão", ou seja, sem alimento. Da mesma forma que nenhum seguidor do Senhor consegue viver sem o Alimento da Palavra. Quanto mais intimidade tivermos com ela, tanto mais intimidade teremos com o próprio Senhor. E aí veremos as graças acontecerem como verdadeiros rios de Água Viva, porque a Bíblia é o grande, único e verdadeiro Testamento de Amor.
fonte - canção nova