domingo, 4 de maio de 2008

EVANGELHO DO DIA


Evangelho (Mateus 28,16-20)

Domingo, 4 de Maio de 2008
Ascensão do Senhor

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram.
18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.


ASCENSÃO DO SENHOR

A Solenidade da Ascensão de Jesus, que hoje celebramos, sugere que, no final de um caminho percorrido no Amor e na Doação, está a Vida definitiva, em comunhão com Deus.

Sugere, também, que Jesus nos deixou o Testemunho, e que somos agora nós, Seus seguidores, que devemos continuar a realizar o Projeto libertador de Deus para os Homens e para o Mundo.

O Evangelho apresenta-nos as palavras de despedida de Jesus, que definem a Missão dos Discípulos no Mundo.

Faz, também, referência à alegria dos Discípulos: Essa alegria resulta do reconhecimento da presença no Mundo do Projeto salvador de Deus, e resulta do fato de a Ascensão de Jesus ter acrescentado à vida dos crentes um novo sentido.

Na primeira leitura, repete-se a mensagem essencial desta festa: Jesus, depois de ter apresentado ao Mundo o Projeto do Pai, entrou na Vida definitiva da Comunhão com Deus - a mesma vida que espera todos os que percorrem o mesmo caminho de Jesus.

Quanto aos Discípulos: eles não podem ficar a olhar para o Céu, numa passividade alienante, mas têm que ir para o meio dos Homens, para continuarem o Projeto de Jesus.

A segunda leitura convida os Discípulos a terem consciência da Esperança a que foram chamados (a Vida plena de Comunhão com Deus).
Devem caminhar ao encontro dessa Esperança, de mãos dadas com os irmãos - membros do mesmo "Corpo" - e em total comunhão com Cristo, a "Cabeça" desse "Corpo".

Cristo reside sempre nesse "Corpo".

Nenhum comentário: